Manaus Am – Começou, nesta segunda-feira (29), o horário estendido em quatro feiras abastecedoras de Manaus por conta da Semana Santa. Os feirantes comentaram que, comparado ao ano passado, a movimentação está baixa para uma segunda-feira no período que antecede a Páscoa.
A mudança do horário estendido deve seguir até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa. Após essa data, as feiras voltam a funcionar dentro do horário estabelecido pelo decreto governamental, que é de 4h às 16h, em função da pandemia da Covid-19.
Diferente dos anos anteriores, quando as feiras costumavam lotar no início da Semana Santa, nesta segunda-feira (29) havia mais feirantes que clientes. Francisco Sidney Batista, feirante há doze anos, disse ter percebido os cuidados dos clientes durante a pandemia.
“Estão comprando mais rápido, aquele tempo que os clientes perdiam para pesquisar, procurar tudo, estão dando preferência para quando o preço está baixo para não perder tempo, sem fazer aglomeração. É o que a gente tem percebido”, contou.
Com a procura pelo peixe, os feirantes que vendem carne sentem o impacto da queda nessa época, como é o caso Francisco Oliveira. “Estamos na semana Santa Agora, caiu mais a procura da carne, as pessoas procuram mais o peixe, mas está chegando fim do mês, esperamos que aumente mais as vendas”, finaliza.
Feiras com horário estendido de 4h às 20h até 4 de abril:
- Feira Manaus Moderna, no Centro;
- Feira da Banana, no Centro;
- Feira da Panair, no bairro Educandos;
- e Feira do Produtor da zona Leste, no bairro Jorge Teixeira.
Foto: Divulgação
Fonte: G1