Internacional

EUA pedem pausa em aplicação de vacina da Johnson & Johnson para investigar coágulos raros

Agências federais de saúde dos Estados Unidos recomendaram hoje (13) uma pausa na aplicação da vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson depois de seis pessoas que a receberam desenvolverem um distúrbio raro envolvendo coágulos sanguíneos, em mais um revés global no combate à pandemia.

A medida vem menos de uma semana depois de reguladores europeus afirmarem que encontraram uma possível relação entre a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca e um problema raro de coágulos sanguíneos que levou a um pequeno número de mortes.

A vacina de dose única da Johnson & Johnson –a maioria das vacinas contra Covid-19 é aplicada em duas doses– e o imunizante de baixo custo da AstraZeneca são vistos como ferramentas vitais contra uma pandemia que já causou mais de 3 milhões de mortes.

O CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) realizará uma reunião amanhã (14) para analisar os casos relacionados à vacina da J&J e a agência reguladora FDA (Foods and Drugs Administration) revisará a análise, disseram os dois órgãos em um comunicado conjunto.

As seis pessoas que receberam a vacina e desenvolveram o distúrbio raro são mulheres de entre 18 e 48 anos, e os sintomas aconteceram entre seis e 13 dias após a aplicação.

Nos casos, um tipo de coágulo sanguíneo chamado trombose de seios venosos cerebrais foi detectado em combinação com baixo nível de plaquetas sanguíneas.

O CDC e a FDA disseram que os eventos adversos parecem ser extremamente raros.

A J&J disse estar trabalhando próxima dos reguladores e afirmou que nenhuma relação causal clara foi estabelecida entre os eventos e a vacina, feita por sua unidade farmacêutica Janssen.

Foto: Tang Ming Tung/Getty Images

Fonte: Forbes

Postagens relacionadas

Veículo da Nasa chega ao polo sul da Lua em 2023 para procurar água

Redação

Sobe para 300 número de mortos em enchentes no centro da China

Redação

Metade dos combustíveis fósseis poderá ser inútil em 2036, diz estudo

Redação