Manaus AM – A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) aprovou, nesta terça-feira (20) por unanimidade, as três Mensagens Governamentais, para criação de auxílios financeiros a profissionais do turismo, cultura e esporte, que devido a pandemia de Covid-19, essas áreas continuam a sofrer um forte impacto. O valor total é de R$ 600, mas serão pagos em três parcelas mensais de R$ 200.
Os projetos já vinham sendo elaborados a partir da análise de viabilidade jurídica para criação do auxílio, bem como da definição de critérios para concessão do benefício. As mensagens tramitaram em caráter de urgência.
Na cultura, 7,5 mil trabalhadores serão beneficiários do novo auxílio. Entre eles, estão os que prestam serviços artísticos e culturais e possuem no mínimo dois anos de cadeia produtiva do setor.
No esporte, devem receber o benefício profissionais de educação física, atletas e paratletas, por meio de entidades representativas desses profissionais, que firmarão acordo de cooperação com a Fundação Amazonense de Alto Rendimento (Faar).
No turismo, serão beneficiados os cadastrados no Ministério do Turismo ou associados a uma das dez cooperativas do transporte fluvial turístico. Guias de turismo e outros profissionais como canoeiros e barqueiros, entre outros, além daqueles que atuam como pessoa física e Microempreendedor Individual deverão ser alcançados pelo auxílio.