Manaus Am – Passageiros que desembarcam em Manaus pelo porto serão testados para identificar infecção pelo novo coronavírus. Os testes serão por amostragem – viajantes escolhidos pelos técnicos de saúde a partir da próxima semana. A intenção é diagnosticar a Covid-19 e providenciar tratamento imediato para prevenir contra contágio.
Serão coletados sangue e secreção nasal para testes de antígeno e também do tipo RT-PCR; bem como a notificação de casos positivos. As equipes serão divididas em turnos de oito horas.
“Nós vamos atuar também em parceria com os municípios, entendendo que nós temos o porto aqui de Manaus, mas temos um porto importante que é no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Então, essa parceria também tem que ser estendida para esses profissionais desses municípios”, disse o diretor-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) Cristiano Fernandes.
O monitoramento começou pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes no dia 31 de maio. “É uma ação da vigilância em saúde, a partir dos alertas emitidos pelo Ministério da Saúde, no risco de introdução de novas variantes”, disse Cristiano.
No porto serão feitos testes rápidos que detectam a partícula viral, ou seja, o paciente na fase aguda da doença; e o RT-PCR para vigilância genômica.
Foto: Divulgação
*Com informações Amazonas Atual