Deputado relatou crise financeira enfrentada por 51% dos municípios do país.
O deputado federal Adail Filho (Republicanos-AM) criticou o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva pela redução no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Adail subiu à tribuna da Câmara dos Deputados (29/8) para deunciar a postura do governo e as sérias consequências à gestão pública municipal.
Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 51% dos municípios brasileiros estão em sérias dificuldades, tendo que optar por pagar a folha de pessoal ou manter os serviços públicos.
“Os municípios sofrem com a falta de compromisso do governo Lula, quando não paga as emendas parlamentares que deveria chegar de forma ágil e transparente aos municípios. Sem esse repasse, os municípios passam por enormes transtornos orçamentários e financeiros”, declarou.
O deputado também criticou o atraso pela não liberação das emendas parlamentar impositivas, recursos financeiros cuja aplicação é indicada por senadores e deputados.
“É urgente que o governo federal honre com suas obrigações. Os municípios são a força motriz do nosso país. E diante desse cenário caótico, nós parlamentares exigimos mais atenção”.