Cultura e Gente

Escalafobéticos comemoram 15 anos com espetáculo inédito em Manaus

Manaus Am – Para celebrar 15 anos de atividades culturais, a Cia de Atores Escalafobéticos prepara uma série de atividades e apresenta inicialmente o espetáculo“A Lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado”, que terá sua segunda apresentação gratuita ao público neste domingo (22), às 17h, na Arena de Artes do Palacete Provincial, no Centro da Cidade.

A peça apresenta uma releitura da lenda homônima, que faz parte do folclore maranhense, e possui fortes ligações com a cultura do bumba meu boi. Na trama, assinada por Felipe Maya Jatobá, Jerry, um famoso youtuber do canal Caça Lendas, vai até a Ilha dos Lençóis Maranhenses desvendar os mistérios que rondam a história do famoso rei de Portugal, encantado na forma de um touro negro que tem uma estrela na testa, que estaria embaixo das areias da Praia dos Lençóis, desde que foi derrotado em uma batalha no Marrocos.

“O espetáculo foi pensado para ser apresentado em praça pública, é teatro de rua, mas ainda por conta de algumas restrições impostas pelos órgãos mundiais de saúde e decretos governamentais, por conta da pandemia de Covid-19, estamos realizando as apresentações em espaços alternativos, para que assim consigamos ter controle de acesso ao público, sem promover aglomerações”, explica Rafaela Margarido, diretora de produção do espetáculo, que destaca ainda a importância do uso de máscaras durante a atividade. 

Folclórica e popular

A peça estreou no último domingo (15), no Pátio da Casa de Artes Trilhares, tendo como público moradores da Comunidade da Praça Tiradentes, no Aleixo, e artistas convidados. Segundo o ator e diretor do espetáculo, Wallace Abreu, o período de estreia do trabalho foi pensado estrategicamente para contemplar a Semana do Folclore Brasileiro. 

“Temos um folclore riquíssimo e que está sendo cada vez mais esquecido, com o advento das novas tecnologias. Há muita beleza e riqueza nessas histórias, nessas nossas histórias, que precisam e merecem continuam sendo compartilhadas, continuar habitando o imaginário da nossa população. E esse é o principal propósito da companhia com esse espetáculo: ajudar a manter vivo nosso folclore brasileiro. E na tentativa de aproximar esse contexto da juventude de hoje, temos essa narrativa sendo apresentada por um youtuber, que na peça se apresenta como um vilão controverso e engraçado”, destaca Abreu.

Além de Wallace Abreu, completam o elenco os atores Eduardo Gomes, Izabel Rocha e Isabella Dantas. 

O projeto “A Lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado” foi contemplado com o Prêmio Feliciano Lana / Lei Aldir Blanc, e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa/ Governo do Amazonas, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e Governo Federal.

Fonte: Em Tempo

Postagens relacionadas

Dia Nacional das Artes é comemorado com a consolidação de grandes incentivos à arte e cultura local

Redação

Amazonense Maria Celestina não avança para próxima fase no The Voice +

Redação

No Dia da Consciência Negra, Teatro Amazonas apresenta o espetáculo A Grande Música Negra

Redação