Amazonas

Procon denuncia mais cortes de luz ilegais na CPI da Amazonas Energia

A CPI da Amazonas Energia ouviu nesta quinta-feira (20) o diretor-presidente do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM), Jalil Faxe. Ele revelou a triplicação das denúncias de cortes irregulares durante a pandemia da Covid-19, por parte da concessionária Amazonas Energia, no Estado.

Após questionamento do presidente da comissão, Sinésio Campos (PT), Jalil afirmou ainda que a concessionária foi a recordista no número de reclamações gerais, desde o momento que assumiu a gestão do órgão.

Segundo o diretor-presidente, a Amazonas Energia descumpriu as leis estaduais que proíbem os cortes de energia, mesmo que a conta de luz não tenha sido paga pelos consumidores amazonenses.

Em seu depoimento, Jalil Fraxe contou que de março de 2020 a 15 de outubro de 2021, o Procon-AM registrou 8 mil 177 reclamações em seus canais oficiais, tornando a Amazonas Energia a mais reclamada, no período de sua gestão à frente do órgão.

“Para se ter uma ideia, 1.487 reclamações viraram processos, 903 atendimentos preliminares, 756 consultas,  2 mil 346 cartas de informação preliminar – aquelas que são enviadas às empresas, caso ela não solucione o problema do consumidor de forma imediata –, 518 e-mails, 2 mil 167 telefonemas, mais de 60 registros nas redes sociais oficiais, além de fiscalizações que foram realizadas pelo Procon-AM”.

Jalil destacou que o registro de corte indevido de energia, de forma não oficial, foram muitas, com marcação do perfil do Procon-AM em redes sociais e até mesmo em sua rede pessoal.

O diretor-presidente destacou, ainda, que o Procon-AM não alcança todos os municípios do Estado, mas, recebe e tenta atender tudo que recebe de denúncia.

“Nós temos Procons apenas em São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Manacapuru, mas, todos os municípios de forma direta ou indireta acabam enviando demandas ao Procon estadual”.

Postagens relacionadas

Prefeitura desocupa canteiro central no Jorge Teixeira em cumprimento a decisão judicial e promove mutirão de urbanismo

Redação

Deputados aprovam Projeto de Lei que garante acompanhante para paciente que realizar procedimentos com sedação

Redação

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022 na gestão de David Almeida

Redação