Cidade

Megavacinação contra a Covid-19 será aberta em Manaus e em outras cinco capitais, neste sábado, 20

MANAUS-AM Manaus foi uma das seis capitais escolhidas pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar, a partir das 8h de sábado, 20/11, a campanha nacional “Megavacinação” contra a Covid-19. As equipes de saúde estarão em 30 postos montados para a aplicação, principalmente, da segunda dose e da dose de reforço, na Arena da Amazônia, que fará o atendimento das 8h às 16h para pedestres e na modalidade drive-thru. A dose de reforço será disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.

A megavacinação em Manaus é coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela execução da campanha municipal de imunização contra a Covid-19 na capital, e pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A abertura da “Megavacinação” será realizada simultaneamente em Manaus, Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA), com transmissão ao vivo para todo o país pelas redes sociais do MS. A ação visa o avanço da cobertura vacinal em todo o país e se soma aos esforços da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado, que vêm adotando estratégias para que a população busque sua imunização.

A “Megavacinação” tem foco na aplicação da segunda dose e dose de reforço, mas a primeira dose também estará disponível à população. Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais e ainda não iniciaram o esquema vacinal. Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca. Já os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.

Acesso

A vacinação na Arena da Amazônia terá 30 pontos de vacinação, sendo 20 na modalidade drive-thru e dez para atendimento de pedestres. O acesso de veículos ao podium da arena será pelas ruas Lóris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

Além da arena, estarão abertos para vacinação, neste sábado, o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, das 9h às 16h, a Feira da Manaus Moderna, na região central, das 9h às 12h; os shoppings Manauara, Plaza, Grande Circular e Ponta Negra, das 11h às 21h, e o shopping São José, na zona Leste, das 10h às 18h. Em todos esses locais serão oferecidas primeira e segunda doses e dose de reforço.

Por conta do evento, o ponto de vacinação do sambódromo não estará funcionando na sexta-feira, 19/11, e no sábado, 20, voltando às atividades normais na próxima segunda-feira, 22. Já a arena funcionará como ponto de vacinação apenas neste sábado.

Foto: Divulgação

*Com informações 18 horas

Postagens relacionadas

Igrejas católicas centenárias de Manaus serão reformadas

Redação

Com apagão de internet, diversos serviços são afetados em Manaus

Redação

Parque Cidade da Criança será reaberto no dia 12 de outubro após revitalização

Redação