Manaus Am – Neste sábado a capital do Amazonas alcançou a marca de um milhão de aplicações de vacinas contra a covid-19. Os números representam 699 mil aplicações de primeira e 309,5 mil de segunda dose. A prefeitura ampliou neste final de semana o público apto a tomar o imunizante para pessoas a partir de 34 anos, sem comorbidades, o que acelerou a contagem de vacinas aplicadas.
“Estamos em um momento histórico e queremos alcançar a marca de 1 milhão de doses aplicadas ainda hoje. Para isso, estamos diminuindo para 34 anos a faixa etária. Estamos com 29 postos preparados para atender a população. Queremos atingir mais essa meta e fazer uma grande comemoração no final da tarde deste sábado”, destacou o prefeito de Manaus Davi Almeida horas antes de a marca ser atingida.
Em uma rede social o prefeito de Manaus é visto ao lado do procurador-geral do município Marco Aurélio Choy comemorando quando o vacinômetro atingiu a marca.

Campanha em Manaus
A vacinação contra a Covid-19 em Manaus começou no dia 19 de janeiro. À medida em que recebia as doses, o município avançava no atendimento aos grupos elencados no planejamento do Ministério da Saúde. Para isso, a Semsa montou uma estratégia de forma a possibilitar a aplicação da vacina de forma segura, sem aglomerações. Mais uma vez foi usada a modalidade de drive-thru, além dos postos fixos, para pedestres.
Recursos tecnológicos
Com o avanço da campanha, a Semsa criou ferramentas contemplando três perspectivas: a do cidadão, a da transparência da vacinação, de interesse da sociedade em geral, independentemente de estar ou não em grupos cuja imunização estivesse em curso, e a da coordenação da campanha: o Imuniza Manaus, visando organizar o fluxo de atendimento e assegurar a vacinação dentro dos prazos estabelecidos pelos fabricantes das duas vacinas em uso na capital, CoronaVac e AstraZeneca. Desta forma, o cadastro e a consulta de agendamento da vacinação passaram a ser feitos por meio do endereço https://imuniza.manaus.am.gov.br.
Outro recurso foi o Sistema Municipal de Imunização/Covid (SMV/Covid) para o registro e o acompanhamento das vacinas aplicadas na capital amazonense. O sistema foi criado para suprir a necessidade de um banco de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 em Manaus. A ferramenta já existia e era utilizada em campanhas tradicionais, com base em metodologia antiga, que fazia a contagem por grupos vacinados. Para atender à campanha da Covid-19, foram feitas adaptações para permitir a leitura “personalizada”, ou seja, pelo CPF de cada cidadão vacinado.