O Amazonas reduziu para quatro meses o tempo mínimo para aplicação da terceira dose ou dose de reforço das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes já estarão disponíveis a partir desta quarta-feira, 08/12 para maiores de 18 anos. Também será aplicada a segunda dose da vacina da Janssen, mas em data ainda a ser dfefinida. O anúncio foi dado pelo secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad na manhã desta terça-feira, 07/12, em coletiva à imprensa junto com autoridades de saúde. Além disso, prefeitura e governo disponibilizaram a Carreta da Vacinação que percorrerá bairros da capital.
A Mega Vacinação anunciada pelo governo é para aumentar a cobertura vacinal em todo o Estado, principalmente naqueles municípios que estão com menos de 50% da população vacinável completamente imunizada (D1 e D2).
“A pandemia não acabou. Existem bolsões de não vacinados e é aí que nasce a maioria das variantes, existe um decreto que normatiza os números, fizemos eventos testes, eventos futebolísticos, nenhum desses eventos aumentou os casos de Covid-19”, destacou o secretário Anoar Samad.
Reforço
Com isso, a partir desta quarta-feira, serão aplicadas as doses de reforço (terceira dose) para quem completou o esquema de vacina há quatro meses. Os imunizantes estarão disponíveis para o público maior de 18 anos. As primeiras e segundas doses também continuarão a ser aplicadas.
O governo e a prefeitura utilizarão os atuais pontos de vacinação, cerca de 50, em Manaus, para ampliar a cobertura. Tanto as unidades de saúde quanto os shoppings centers disponibilizarão as vacinas.
A novidade é a Carreta da Vacinação que estará na Praça da Polícia, no Centro de Manaus a partir desta quarta, para descentralizar a aplicação de vacinas e reforçar os pontos de vacinação. Segundo o secretário da SES, a unidade móvel terá funcionamento de 08h às 23h e percorrerá bairros da capital.
“Nós temos mapeados com a ajuda da prefeitura e da FVS bairros vamos dizer assim, vermelhos, onde essa cobertura vacinal está baixa. Então essa carreta sai do centro e vai rodar os bairros, vamos decidir ainda quanto tempo, depende muito dos não vacinados daquela região pra gente ficar rodando”, destacou Anoar.
Reforço Janssen
Aquelas pessoas que tomaram a vacina de dose única da Janssen também receberão a dose de reforço. O tempo para aplicação da segunda dose é de dois meses, mas ainda não há confirmação de quando começará a aplicação.
Isso porque, segundo a diretora técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra Rosemary Costa Pinto (FVS/AM), Tatyana Amorim, 12 mil doses estão previstas para chegar à capital apenas nesta quinta-feira, 10/12. Logo depois as vacinas serão direcionadas às Unidades de Saúde para aplicação.
As vacinas da Janssen serão prioritariamente aplicadas na população de Manaus e na região de fronteira no Amazonas.