Política

Com nova variante, Bolsonaro é pressionado a recuar de reajuste para policiais

Com o aumento de casos de coronavirus, o presidente Jair Bolsonaro tem sido pressionado tanto por auxiliares diretos como por parlamentares governistas a recuar da previsão de reajuste neste ano a policiais federais.

O argumento é de que, além de a iniciativa estar estimulando greves no setor público, ela ocorre em um momento no qual o governo federal poderá ser obrigado a aumentar os repasses para estados e municípios no combate à variante Ômicron.

A solicitação para que o presidente reavalie a questão foi transmitida ao Palácio do Planalto, no final da semana passada, tanto por integrantes do Ministério da Economia como por lideranças partidárias do Congresso Nacional.

A defesa por um recuo no reajuste é compartilhada, segundo relatos feitos à CNN Brasil, por integrantes da articulação política do governo federal, incluindo o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR).

A avaliação é de que uma desistência do presidente é a única forma de evitar que demais setores públicos se unam aos auditores da Receita Federal e aos funcionários do Banco Central em uma paralisação.

Segundo a CNN Brasil apurou com fontes do governo, em conversas reservadas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem afirmado que seria um equívoco conceder reajuste salarial antes que a pandemia do coronavírus esteja fora do horizonte.

Além disso, há um receio na equipe econômica que um aumento salarial, somado a reajustes concedidos por gestões estaduais a servidores públicos, criará uma escalada inflacionária que pode afetar a economia brasileira.

Ao todo, foi reservado no orçamento deste ano um montante de R$ 1,7 bilhão para servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O valor foi previsto em um aceno eleitoral do presidente a uma categoria considerada um dos pilares de sustentação de sua eleição em 2018.

Com informações da CNN Brasil

Postagens relacionadas

Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido

Redação

Lula pede remoção de vídeo que o associa ao satanismo

Redação

Governo do Amazonas realiza ações para o setor Social, de Educação e Segurança em Autazes

Redação