Manaus Am – O biólogo e pesquisador Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) prevê que Manaus, a capital do Amazonas, vai viver a terceira onda do coronavírus (covid) antes mesmo de sair da segunda. E isso vai acontecer de março a maio.
Ferrante fala com a autoridade de que foi um dos especialistas que alertou com muita antecedência que o estado sofreria nova onda de contaminações e mortes depois do pico em abril e maio de 2020.
Conforme sua avaliação, o colapso vivido agora na rede hospitalar não é resultado da P.1, a nova mutação do vírus transmissor da doença.
Para Ferrante, isso é reflexo ainda das festas de fim de ano e do retorno às aulas presenciais, basicamente.
Dessa maneira, embora a variante não seja a causadora da alta taxa de mortalidade e hospitalização na segunda onde, o vírus se fortaleceu nesse ambiente.
Ferrante é um dos defensores do lockdown em Manaus como forma de interromper a circulação e novas mutações do vírus. De acordo com ele, esse alerta de terceira onda e necessidade de maior isolamento da população já foi apresentado ao prefeito da capital.
Outro alerta para combater o coronavírus com eficácia é a vacinação em massa da população.
Foto: Reprodução/TV
Fonte: BNC