Manaus Am – Os sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis praticados pela Petrobrás acendeu o estopim que gerou a manifestação de centenas de motoristas de aplicativos que atuam na cidade de Manaus.
A mobilização que aconteceu na tarde desta terça-feira, dois de março, em diversas zonas da cidade provocou longos congestionamentos que dificultaram o retorno dos trabalhadores dentro do horário determinado pelo decreto governamental de enfrentamento a pandemia do coronavírus.
Para um dos coordenadores do protesto, o motorista de aplicativo Thiago Rodrigues a indignação da categoria é com o que eles consideram falta de vontade política das autoridades que deveriam reduzir o imposto do ICMS e assim evitar a subida dos preços.
“Tem posto de gasolina aí vendendo a gasolina a cinco reais e trinta e nove centavos, e o etanol a quatro reais. Isso a gente não tá mais aguentando, é um absurdo a população sendo massacrada e os representantes do povo que são os deputados e o governador estão calados, omissos, deixando a população sofrer. Já não basta o covid arrebentando com nossa sociedade, agora vem o preço absurdo dos combustíveis”, protestou Rodrigues.
Desde que a governo federal deu autonomia a Petrobrás para adotar o dólar como moeda de referência no cálculo dos combustíveis, o valor da gasolina e do álcool já subiu cinco vezes neste início de 2021.
Foto: Cleber Maia
Portal Ap News Am