MANAUS AM- Com testagem em massa de trabalhadores da educação somente após 15 dias do retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal de Manaus, a retomada das atividades foi recomendada pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), que considerou a estabilização dos casos de contaminação por Covid-19.O retorno dos alunos aos colégios será no dia 31 deste mês de maio.
A recomendação ocorreu nesta quarta-feira, 26, em reunião com os secretários municipais de Educação e de Saúde. A vacinação de professores contra a covid-19 começou no dia 19 de maio.
“Estamos acompanhando o cenário e temos observado a estabilização no número de casos novos e tendência na redução do número de óbitos. Em relação às hospitalizações, temos observado oscilações, mas estamos monitorando”, disse a diretora-técnica da FVS, Tatiana Amorim.
“Com relação ao retorno gradual das aulas, somos favoráveis, à medida que entendemos que o ambiente escolar é controlado e seguro, pois tem como realizar as medidas protetivas. Além disso, a FVS tem trabalhado a vigilância ativa nas escolas”, afirmou Tatiana.
Segundo Tatiana, a média de novos casos de infectados é de 600 por dia, e o número de internações tem oscilado, com expectativa de diminuição.
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que o ambiente escolar é seguro. “Estamos realizando esse trabalho com muita cautela e responsabilidade. A recomendação dos órgãos de controle sanitário é a de realizar a volta às aulas com a segurança e o controle que estamos organizando”, disse o secretário municipal de Educação Pauderney Avelino.
Foto: Divulgação
*Com informações do Amazonas Atual