Após grande repercussão negativa, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), revogou o edital de licitação para o aluguel de 41 picapes para atender a Mesa Diretora e comissões temáticas do Legislativo municipal. A revogação do contrato foi publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da CMM.
Na semana passada, Reis já havia suspendido a licitação depois que a Justiça decidiu, após os vereadores Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC) suspender outra licitação referente à construção do prédio anexo de 32 milhões.
Segundo a publicação, os critérios para cancelar a licitação polêmica foram baseados em dispositivo que permite a anular revogar atos considerados “inoportunos” ou “irregulares”.
Esse é mais um recuo que desgasta a presidência de David Reis. Nesta semana, o vereador não presidiu nenhuma sessão plenária, ele chegou a ser cobrado por vereadores sobre a sua ausência nas sessões, que passaram a ser presididas pelo 1° vice-presidente, vereador Wallace Oliveira (Pros).
Em entrevista à uma emissora de televisão local, David saiu em defesa das picapes e rebateu críticas. “O mandato do vereador precisa de estrutura, isso é instrumento de trabalho. Chegamos a concordância que deveríamos alugar uma picape para cada presidente e vice de comissão, alcançando também os membros da Mesa Diretora”, destacou David.
Mensalmente, os 41 vereadores da CMM têm à sua disposição 18 mil da Cota de Exercício Parlamentar (Ceap), também conhecida como Cotão, que banca gastos com aluguel de veículos, telefonia, combustíveis, assessoria especializada em direito, finanças e em imprensa.
*Com informações Toda Hora