Manaus Am – Nesta segunda-feira (22), os comércios de rua em geral e shoppings da cidade de Manaus, foram reabertos devido as restrições das medidas do decreto anunciado pelo Governador do Amazonas em combate a Covid-19, na ultima sexta-feira (19).
No centro de Manaus, a movimentação foi intensa, as avenidas estavam cheias de carros e aglomeração de pessoas existiu em alguns pontos. Para os comerciantes que estavam desde o dia 04 Janeiro com as portas fechadas, a flexibilização veio na melhor hora, hoje, eles viram esperança e a motivação de recuperar as vendas de antes.
”Para quem estava em casa do comércio, foi um dia de muita esperança. A palavra que se resume é esperança. E com certeza nós vamos poder continuar tomando todas as medidas de proteção.” relatou Aline Simões, gerente de vendas de uma loja em Manaus.

A assistente social, Vanessa Santos disse ao Portal Ap News Am que só foi ao centro porque muitas coisas ela não encontra nos bairros, e existe a necessidade de comprar no centro. Mas completou dizendo que tomou todos os cuidados necessários, e ainda falou sobre a importância do equilíbrio entre o comerciante e o consumidor nessa nova fase.

”Acredito que cada um se fizer a sua parte, tomar os devidos cuidados, utilizar o álcool gel, faz com que ele se proteja e proteja o próximo. Acredito que a flexibilização veio no momento correto.” relatou Vanessa.
Os ajustes do decreto começaram ser válidos ontem, segunda-feira (22) e terá a durabilidade até o próximo domingo (28).
Confira o que mudou:
• Comércio em geral – das 9h às 15h, de segunda a sábado;
• Shoppings centers – das 10h às 16h, de segunda a sábado;
• Supermercados de pequeno, médio e grande portes, atacadistas, pequeno varejo alimentício e padarias – permanece das 6h às 19h com venda liberada de produtos não essenciais;
• Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes na atividade principal – abertos ao público das 6h das 16h, de segunda a sábado;
• Instituições de ensino – pode funcionar a parte administrativa, de segunda a sexta-feira, com atendimento por agendamento
• Em todos os estabelecimentos, a lotação máxima deverá ser de 50% da capacidade;
• Estão permitidas obras de manutenção e reforma em residências; e
• Permitido o funcionamento de marinas apenas para realização de manutenção preventiva ou corretiva de embarcações.
Portal Ap News Am