Amazonas

Idam aponta que cheia no AM já causa prejuízo de mais de R$ 70 milhões na produção agrícola

Manaus Am – A cheia dos rios no Amazonas já causou perdas agrícolas estimadas em mais de R$ 70 milhões. Ao todo, a produção de mais de 9 mil famílias, em 15 municípios, já está sendo afetada pelo aumento do nível dos rios.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que monitora a situação da produção agrícola das regiões afetadas no estado.

Conforme o Instituto, o levantamento foi feito em 15 municípios do estado que já são afetados pela cheia dos rios. As localidades que já tiveram as produções agrícolas afetadas ficam nas regiões dos rios Médio Solimões, Purus, Juruá e Madeira.

Nos municípios atingidos pela cheia, conforme o levantamento feito pelo Idam, 9.169 famílias já foram afetadas e tiveram suas produções agrícolas atingidas pelo aumento das águas. Entre as principais culturas cultivadas estão a banana, a mandioca, o mamão e as hortaliças.

Em Manaucapuru, no interior do AM, a cheia no rio Solimões, que atinge o município, também já atingiu a área de produção agrícola da região. Produtores da área lamentaram as perdas que o fenômeno tem causado para o cultivo deles.

“Aqui, no ano passado, estava em terra. As canoas que a gente pesca estão no roçado, ano passado elas ficavam lá para o galpão ainda. Esse ano já está aqui. Dá até para pescar aqui no roçado já. A cheia aqui preocupa e muito. Aqui já era. Perca total mesmo”, lamentou o agricultor Jander Santos.

Foto: Divulgação

Fonte: G1

Postagens relacionadas

Incêndio atinge gerador em usina de energia no Amazonas

Redação

Neste final de semaana, Amazonas já terá vacina para crianças de 5 a 11 anos

Redação

Conselho de Enfermagem anuncia manifestação para pedir aprovação de piso salarial para a categoria

Redação