Amazonas Brasil

Um dia após, garantir competitividade da ZFM, Bolsonaro não cumpre com Palavra. Zerando IPI sobre insumos para refrigerantes e acaba com vantagens do setor na ZFM

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto, na quinta-feira feira (28/04), que zera a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cobrada sobre insumos utilizados na fabricação de refrigerantes.

A medida atinge o Polo de Concentrados da Zona Franca de Manaus, que contava com incentivos fiscais de IPI.

Em dezembro de 2021, um decreto do Ministério da Economia já havia reduzido o produto para 6%.

Com a medida, o imposto sobre produtos como extratos e aromatizantes concentrados usados na fabricação de bebidas não alcoólicas foi de 6% para 0%.

Decreto foi publicado na edição de quinta-feira (28 de abril) do Diário Oficial da União –eis a íntegra (69 KB). A alteração da alíquota entrou em vigor na mesma data.

O objetivo da redução do imposto é incentivar a indústria nacional e o comércio para a retomada da economia. O setor avalia que a medida ainda pode diminuir os preços dos produtos industrializados e, desta forma, contribuir com o controle da inflação.

Diante disso, O governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) anunciou na manhã desta sexta-feira (29) que vai entrar novamente na Justiça após o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicar novo decreto no Diário Oficial da União, na noite desta quinta-feira, zerando agora o IPI dos concentrados.

Um dia após prometer que preservaria a Zona Franca de Manaus em encontro com Wilson no Planalto, o novo decreto atinge ainda mais o Polo de Manaus. “Vamos entrar com uma outra ação no STF contra o novo decreto do Governo Federal, que atinge diretamente o polo de concentrados no AM. É inaceitável a insensibilidade do Ministério da Economia com o povo do Amazonas. Vamos fazer de tudo para defender os empregos gerados aqui”, publicou o governador. A nova medida fere de morte o setor na ZFM.

Postagens relacionadas

Exército notifica TikTok por não ser dono de perfil que defende golpe

Redação

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022 na gestão de David Almeida

Redação

Festa de Arromba! Prefeito de rio preto da Eva vai torrar mais de R$ 1,5 milhão dos cofres públicos em festa com artista mais caro do mercado

Redação