Caso de Polícia

PF e CGU fazem operação em Prefeitura de Rio Preto da Eva

Manaus Am – Na manhã desta quinta-feira (8), os Agentes da Polícia Federal cumpriram sete mandados de busca e apreensão na Operação Ínvio que busca apurar os fraudes em contratos da Prefeitura de Rio Preto da Eva (a 57,99 quilômetros de Manaus) com recurso do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O prejuízo é de R$ 4,883 milhões.

Em Manaus, nessa manhã cinco dos mandados foram cumpridos, um no município de Rio Preto da Eva e um na cidade de Recife (PE). Todas as ordens judiciais são da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas.

A operação tem como apoio a CGU (Controladoria-Geral da União) e investiga crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro em convênios. Os contratos são para obras de recuperação de ramais de acesso (estradas) às comunidades rurais do município e foram firmados nos anos de 2017 e 2018.

De acordo com PF, há indícios de direcionamento nos processos de dispensa de licitação realizados pela Prefeitura de Rio Preto da Eva. A PF detectou a existência de elementos que apontam para a existência de superfaturamento nos serviços pagos pela Secretaria de Obras de Rio Preto, pagamento integral por serviços apenas parcialmente prestados ou até mesmo não executados. O prejuízo ao Erário é de R$ 4.883.814,06.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir pena de até 30 anos de prisão.

Postagens relacionadas

Vídeo: Intenso tiroteio no Parque São Pedro, na Zona Oeste de Manaus

Redação

Delegados são afastados da DEHS e Sinpol liga fato à prisão de empresários do Vitória

Redação

Senacon investigará 23 bancos por possível fraude em cartão de crédito consignado

Redação