A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deverá receber, neste sábado (12), mais um lote de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), suficiente para a produção de cerca de seis milhões de doses da vacina contra a covid-19.
O insumo deverá ser desembarcado no Aeroporto Internacional Tom Jobim no fim da tarde. A informação foi divulgada pela Fiocruz.
A aceleração da entrega dessa remessa permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho, segundo a Fiocruz.
Nesta sexta-feira (11), a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), também fez a sua entrega semanal de doses da vacina, com 2,7 milhões de doses sendo disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), das quais 137 mil são para o estado do Rio de Janeiro.
Com essa remessa, a fundação atinge 53,8 milhões de doses entregues ao PNI. A pedido da Coordenação de Logística do Ministério da Saúde, as entregas semanais se manterão às sextas-feiras.
Manaus terá 50 pontos de vacinação neste sábado (12)
A população de 40 a 51 anos, estimada em 214 mil pessoas residentes em Manaus, começa a ser imunizada contra a Covid-19 neste sábado (12), em 57 locais estratégicos que funcionarão durante todo o fim de semana, sendo três deles em regime de atendimento 24 horas.
A ação, promovida pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Amazonas, tem o objetivo de acelerar a imunização do público geral (sem doenças preexistentes e ainda não contemplado em grupos anteriores). Até o momento, a campanha municipal havia alcançado as pessoas de 52 a 59 anos, além de 27 grupos prioritários, incluindo os idosos de 60 anos ou mais.
De acordo com a Semsa, serão mobilizadas diretamente 2.755 pessoas durante o fim de semana. Serão 1.225 vacinadores, triadores e registradores, além de 570 pessoas que vão atuar no apoio à organização do acesso e do atendimento nas 250 estações de vacinação.
Eles estarão nos três pontos que funcionarão em regime 24 horas (Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e Arena da Amazônia), e em seis pontos tradicionais (Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Sesi – Clube do Trabalhador, supermercado Coema, além da Universidade Paulista (Unip), que abre apenas no sábado, e do Parque Municipal do Idoso, que abre apenas no domingo, 13), e 1.530 técnicos estarão atuando em 48 salas de vacina de unidades de saúde e escolas da rede pública. Além desses, servidores das secretarias municipais e estaduais estarão à disposição do evento.
Foto: Divulgação
*Com informações da Agência Brasil