Manaus AM – Cinco drogarias clandestinas foram interditadas em Manaus, durante uma ação conjunta entre e Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF/AM).
Nesses locais, medicamentos sem garantia de origem e condições adequadas de acondicionamento e manuseio eram vendidos à população. As ações ocorreram na terça e quarta-feira (26 e 27).
Na operação, foram constatadas irregularidades como a venda de medicamentos antimicrobianos sem receituário, aplicação de injeções sem a presença de farmacêutico e em área não apropriada, entre outras infrações.
Conforme o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, as irregularidades encontradas nessas drogarias representam uma ameaça à saúde da população.
“A venda indiscriminada de antibióticos, por exemplo, é um estímulo à automedicação, podendo gerar o agravamento das condições de saúde dos pacientes, além de contribuir para a resistência bacteriana, considerada um problema mundial de saúde pública”, afirmou.
Na terça-feira, a equipe percorreu endereços nos bairros da Paz, São Jorge, zona Oeste, e no Mauazinho, zona Sul, resultando na interdição de três estabelecimentos.
As drogarias foram selecionadas para a ação em razão da ausência de licença sanitária, registro no CRF/AM e de profissional farmacêutico responsável, constatados em mapeamentos anteriores feitos pelos dois órgãos, e apresentaram outras irregularidades sanitárias.
Já nas inspeções da quarta-feira, foram interditados dois estabelecimentos, nos bairros Colônia Terra Nova e Cidade de Deus, na zona Norte.
Foto: Divulgação