Internacional

Rússia faz cessar-fogo temporário na guerra e rotas de fuga de civis são abertas na Ucrânia

O Ministério de Defesa da Rússia informou, nesta terça-feira (8), que corredores humanitários foram abertos em cinco cidades ucranianas, entre elas a capital, Kiev. As forças russas afirmaram que interromperam os ataques nos locais das rotas por volta de 9 horas no horário local — 4 horas de Brasília. A informação é da CNN Brasil.

Além de Kiev, os corredores estão localizados em Sumy, Cherhihiv, Kharkiv e Mariupol.

Autoridades do Ministério da Defesa da Ucrânia também confirmaram que o resgate em alguns dos corredores está acontecendo. Estudantes estrangeiros estão sendo levados de Sumy para Poltava.

No entanto, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Oleg Nikolenko, afirmou no Twitter nesta terça que forças russas bombardearam uma rota de evacuação para civis presos em Mariupol.

“8 caminhões + 30 ônibus prontos para entregar ajuda humanitária a Mariupol e evacuar civis para Zaporizhzhia. A pressão sobre a Rússia DEVE aumentar para que ela cumpra seus compromissos”, escreveu. A Rússia não se manifestou sobre a acusação.

A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, pediu nesta terça-feira que os civis presos possam sair em segurança. “Repito meu apelo urgente para um fim pacífico das hostilidades”, declarou.

Destaques das últimas 24 horas:
ONU diz que número de refugiados da guerra chega a 2 milhões
Ucrânia diz que rota de evacuação em Mariupol foi atingida
Cessar-fogo em cinco cidades permite retirada de civis em corredores humanitários
Ataque em prédio residencial em Sumy na noite de segunda-feira (7) deixa dezenas de mortos
Terceira rodada de negociações acaba com um “pequeno avanço” em relação aos corredores humanitários
Rússia pede retorno à ‘coexistência pacífica’ com os EUA, como durante a Guerra Fria
Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse que “está claro que Putin tem um plano para destruir a Ucrânia”

Ataque

Na noite de segunda-feira (7), um ataque aéreo russo a um prédio residencial em Sumy deixou 21 mortos, incluindo duas crianças, informou o Serviço de Emergência ucraniano.

A Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia reafirmou que a situação “se mantém imprevisível” e pediu aos cidadãos que não cruzem a fronteira com Belarus.

O comboio próximo a Kiev continua “parado”, segundo a Defesa dos Estados Unidos. De acordo com um funcionário do órgão, a Rússia já empenhou “quase 100%” de suas tropas que estavam próximas às fronteiras com a Ucrânia.

Postagens relacionadas

Reino Unido registra primeira morte provocada pela variante Ômicron

Redação

Choque com tropas deixa 11 manifestantes mortos em Myanmar

Redação

Número de mortos em desabamento na Flórida sobe para 64

Redação