Além da suposta instalação da CPMI, os parlamentares falaram sobre as articulações em favor da Zona Franca de Manaus
Nesta semana, um dos assuntos mais comentados no cenário político, é a questão da suposta instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), para investigar e apurar os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Desde que a oposição começou a coleta de assinaturas, a base tenta sem sucesso retirá-las, para impedir a instalação. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já prometeu que irá ler o requerimento de instalação da CPMI na próxima terça (25).
O portal O Convergente entrou em contato com os deputados federais que compõem a bancada do Amazonas em Brasília, para saber mais detalhes sobre a questão da instalação da CPMI, e se são a favor da decisão. Além de falar sobre a questão da Zona Franca de Manaus e como os parlamentares estão se articulando para proteger o modelo econômico da capital.
Entre os deputados que compõem a bancada estão: Amom Mandel (Cidadania); Adail Filho (Republicanos); Saullo Vianna (União Brasil) e Fausto Santos Jr (UB). Os reeleitos são Átila Lins (PSD); Silas Câmara (Republicanos); Sidney Leite (PSD) e Capitão Alberto Neto (PL).
Deputados Federais
Capitão Alberto Neto
O deputado federal, Alberto Neto, declarou durante a 8° reunião Deliberativa Extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), na quarta-feira (19), na Câmara Federal, ser a favor da instalação da CPMI.
Segundo o deputado a CPMI tem que ser instalada, os fatos devem ser apurados de forma responsável e o regimento da casa legislativa precisa ser cumprido, para que sejam esclarecidos todos os acontecimentos e aplicadas as devidas punições.
“O cenário estava armado e a população assistiu aquele dia de horror. A resposta a isso foi pegar inocentes que estavam em frente aos quartéis e de maneira cruel, colocar esses inocentes, que não participaram das invasões, na cadeia ferindo o direito constitucional da ampla defesa e do contraditório. A população quer a individualização da pena, doa a quem doer. Por isso queremos a CPMI de 08 de janeiro, não queremos passar pano na cabeça de ninguém”, enfatizou Alberto Neto.
Saullo Vianna
O deputado federal, Saullo Vianna também comentou sobre a instalação da CPMI ao portal O Convergente. “Acho que a instalação de uma CPMI deve focar na responsabilização daqueles que participaram ou foram coniventes com atos gravíssimos contra a nossa democracia. É saudável que as investigações tenham êxito para evitar que tentativas de golpe como esta não se repitam”, enfatizou o parlamentar.
Além do mais, Vianna também falou sobre o novo modelo econômico para a Zona Franca de Manaus e como vê o novo projeto para o desenvolvimento da Amazônia. “ Temos a informação, que na verdade já é pública, de que o governo pretende criar um Fundo de Desenvolvimento Regional para estimular a criação e o desenvolvimento das cadeiras produtivas da bioeconomia. Nessa área, nós no Amazonas e na Amazônia, somos campeões pela nossa biodiversidade. Vejo com muito bons olhos essa ideia, que beneficiaria nossa região, permitindo diversificar nossa economia na direção de um desenvolvimento sustentável, e diminuiria nossa dependência da ZFM.”.
Adail Filho
O deputado federal, Adail Filho, também falou sobre a questão da Zona Franca de Manaus e como os deputados da bancada do Amazonas estão se articulando para manter o modelo econômico de Manaus.
“A bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados, em especial a atuação dos três deputados amazonenses na comissão da reforma tributária, vem desempenhando o seu trabalho com atenção e dedicação a este tema sensível que afeta a Zona Franca de Manaus e todo o Brasil, além do diálogo permanente com o governo federal, em especial com o Secretário Extraordinário para a Reforma Tributária, Bernard Appy.”, enfatizou Adail.
O parlamentar também enfatizou sobre os pontos positivos da economia e dos investimentos para a região Norte. “Estamos trabalhando para mostrar os aspectos positivos da nossa economia e as necessidades de aprimoramento e investimentos que nossa região tanto necessita, além de servir para incutir nestes atores políticos a consciência ambiental, de preservação e sustentabilidade, o que consequentemente poderá refletir na construção da melhor proposta para a Zona Franca de Manaus no âmbito da reforma tributária”.
Por fim, o deputado comentou sobre a suposta instalação da CPMI. “ O objeto da CPMI está sendo investigado pelos órgãos competentes desde a data dos atos ao Congresso Nacional”.
Reiteramos que entramos em contato com todos os deputados federais que compõem a bancada do Amazonas em Brasília. Porém, até o momento da publicação, não obtivemos respostas dos demais parlamentares.