Amazonas

Projeto de Lei quer profissionais especializados em escolas para acompanhar autistas

A deputada estadual Dra. Mayara (Republicanos) propôs o Projeto de Lei nº 327/2023 para que escolas estaduais disponibilizem profissionais para atendimento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nas últimas semanas, o assunto foi repercutido na Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa.

Segundo dados do IBGE estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham autismo, entretanto, a inclusão de autistas ainda é um grande desafio principalmente no âmbito escolar. No projeto, a parlamentar explica a importância de profissionais qualificados com foco em crianças e adolescentes autistas, pois pessoas com TEA requerem um desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas que viabilizem o acolhimento de todos, respeitando as diferenças de cada um.

“A pessoa com autismo, geralmente, encontra uma série de dificuldades quando ingressa em uma escola regular e estas dificuldades se tornam comuns na rotina de todos os profissionais da escola, desde professores até diretores. Sendo assim, uma das opções é melhorar a adaptação e, consequentemente, buscar profissionais que sejam especialistas para o atendimento das crianças e adolescentes com autismo, pois, muitas vezes, a ausência de resposta do aluno se dá pela falta de compreensão do que está sendo exigido dele”, explica Mayara.

De acordo com a norma, os profissionais contratados devem ter certificação técnica ou ensino superior para atendimento exclusivo de autistas. A matéria está em tramitação na Aleam e aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Postagens relacionadas

Com mais de R$ 6,3 milhões, Prefeito de Nova Olinda do Norte firma contrato para compra de material de construção

Redação

Empresa vai ao TCE para anular licitação da Seduc para compra de 6,9 milhões de livros

Redação

Manaus passa da fase roxa para a fase vermelha, diz Wilson Lima

Redação