Amazonas

Mais dois pacientes de Rondônia chegam a Manaus para tratamento da Covid-19

Manaus Am – Na madrugada desta terça-feira (16), chegaram em Manaus dois pacientes de Rondônia com Covid-19. O homem e uma mulher, estão internados no Hospital Delphina Aziz . A rede pública de saúde em Manaus tem oito leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para atender pacientes de Rondônia e do Acre na Operação Gratidão.

Anteriormente, outras duas pessoas de Porto Velho (ROforam tratadas em Manaus no primeiro fim de semana de março. Segundo o governo estadual, ainda não havia reserva de leitos suficiente e a prioridade das vagas eram para pacientes do interior.

Com a retomada da ação, o governo retribui a ajuda recebida no momento mais agudo da pandemia no Amazonas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando 542 pessoas precisaram ser transferidas para outros estados.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, além do Delphina Aziz serão disponibilizados leitos no Hospital Nilton Lins, na FMT (Fundação de Medicina Tropical) e no Pronto-Socorro Platão Araújo.

Um mapa diário conterá a disponibilidade de leitos, o número de remoções em andamento dentro do Estado, o número de pacientes locais aguardando remoções já com vagas reservadas, o saldo remanescente e os leitos disponibilizados para pacientes de fora. Haverá também reserva técnica, ou seja, nem todos os leitos remanescentes devem ser usados.

Equilíbrio

Passada a fase mais aguda da pandemia, o Amazonas voltou a ampliar leitos e agora a rede hospitalar encontra-se em equilíbrio, segundo a Secretaria de Saúde. A partir do final de janeiro, 225 leitos, dos quais 75 de UTI, foram ativados nos hospitais de referência para a Covid-19 em Manaus. Com isso, foi possível reforçar as transferências, principalmente do interior para a capital.

Após o anúncio da operação, a juíza Jaiza Fraxe, da primeira Vara Federal Cível do Amazonas, suspendeu nessa segunda-feira (15), a busca por leitos para pacientes graves de Covid-19 do interior do estado em hospitais particulares. Segundo ela, dez vagas já haviam sido liberadas pelos hospitais Adventista, São Lucas e Hapvida.

Foto: Arthur Castro/Secom

Postagens relacionadas

Senador Eduardo Braga garante R$ 300 milhões em emendas para 22 prefeituras do AM

Redação

Deputado Thiago Abrahim propõe isenção em contas de energia para ribeirinhos atingidos pela cheia no AM

Redação

Amazonas tem 12 municípios considerados prioritários em demandas de saúde pública

Redação