Tecnologia

CMM aprova 5G e operadoras têm até julho para implantar sistema

Manaus | AM – Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, na sessão desta quarta-feira (18), o Projeto de Lei Complementar 2/2022 que permite a instalação da tecnologia 5G na capital do Amazonas. A propositura segue agora para sanção do prefeito David Almeida (Avante).

De acordo com o autor de um projeto de lei que embasou a matéria confeccionada pela Prefeitura -, as empresas vencedoras da licitação do 5G no Brasil têm até julho para fazer a instalação das antenas. Segundo o parlamentar, a expectativa é que a nova tecnologia garanta uma internet 100 vezes mais rápida do que a atual.

O leilão do 5G foi realizado em novembro do ano passado e, contratualmente, as empresas vencedores têm até 31 de julho deste ano para fazer a instalação das antenas. A instalação da infraestrutura para o 5G depende da atualização das leis estaduais e municipais de antenas, algo que 15 capitais e 99% dos municípios do país ainda precisam fazer, para que as legislações estejam alinhadas à Lei Geral de Antenas (Lei n.º 13.116/2015), e ao Decreto 10.480/2020, que regulamenta a referida lei.

“Após a sanção do prefeito, nossa expectativa é que as operadoras de maneira imediata possam fazer a instalação até porque elas têm um prazo contratual até julho deste ano para fazer a instalação das antenas”, finalizou Peixoto.

Tramitação

A matéria aprovada tramitou em regime de urgência na CMM e obteve parecer favorável nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Finanças, Economia e Orçamento, Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia.

Postagens relacionadas

Netflix planeja oferecer 50 jogos até ao final de 2022

Redação

Após 27 anos em atividade, Microsoft aposenta navegador Internet Explorer

Redação

Os novos rumos da fé

admin